Regulamento FIKE 2003

FIKE 2003 - Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora decorrerá entre 21 e 29 de Novembro de 2003.

ADMISSÃO: são admitidas à Secção Competitiva do FIKE curtas metragens nas categorias de animação, documentário e ficção filmados em 16 mm, 35 mm e vídeo, com duração inferior a 35 minutos e legendados em Português, Inglês, Espanhol ou Francês.
Em qualquer dos casos, só serão admitidos filmes realizados após 1 de Janeiro de 2002, não sendo admitidos os filmes seleccionados em anteriores edições do Festival.

SELECÇÃO: Não há limite quanto ao número de obras que cada realizador / produtor pode apresentar ao festival, desde que respeitem as normas do presente regulamento.

O material para pré-selecção deve ser enviado para:
FIKE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE ÉVORA
Páteo do Salema, n.º 7 - A
7000 - 818 ÉVORA
PORTUGAL

Para cada obra apresentada à competição é necessário o preenchimento on-line do formulário de inscrição, cuja cópia deverá ser remetida ao Festival, devidamente assinada, acompanhada de:
· Ficha Técnica do filme
· Um mínimo de duas fotografias do filme
· Breve biografia do realizador
· Lista de diálogos do filme - na língua original ou, se diferente numa das línguas previamente mencionadas. Os filmes em Português devem ser acompanhados de lista de diálogos em Inglês
· Cópia VHS, preferencialmente legendada numa das línguas acima mencionadas, correspondendo à cópia de exibição.

PRAZOS:
Envio de cópias para pré-selecção:
30 de Setembro de 2003

Notificação da decisão de pré-selecção:
Outubro de 2003

Envio das cópias de exibição:
até 17 de Novembro de 2003

Devolução / reencaminhamento das cópias de exibição:
nos 15 dias subsequentes ao Festival.

PRÉMIOS:
Competição internacional:
Melhor Ficção
Melhor Animação
Melhor Documentário
Melhor Curta Metragem Europeia
Curtíssima (até 5 ')
Prémio do Público

COMPETIÇÃO NACIONAL:
Melhor Curta Metragem Portuguesa
Prémio Instituto Camões para o Melhor Filme de Expressão Lusófona

O Júri pode decidir a atribuição de Menções Honrosas em qualquer das categorias, bem como decidir pela não atribuição de qualquer dos prémios.

Os prémios podem incluir uma componente monetária ou em espécie de acordo com os patrocinadores do festival.

JÚRI: O Júri do FIKE 2003 será constituído por um painel internacional de individualidades de reconhecido mérito pela sua contribuição para o Cinema ou a Cultura.

Observações: Os candidatos suportarão todas as despesas de envio das cópias em VHS e posteriormente das cópias de exibição (16 mm, 35 mm ou vídeo). Qualquer volume enviado à cobrança será devolvido à procedência.

Em qualquer caso as embalagens deverão conter a inscrição "SEM VALOR COMERCIAL, APENAS PARA FINS CULTURAIS" e ser acompanhadas de Factura Pró-forma. O valor declarado para fins alfandegários não pode exceder os $ 5 USD.

Nos casos em que o Realizador participar no Festival, poderá ser portador da cópia de exibição, desde que a mesma seja entregue aos serviços do Festival até 24 horas antes da exibição.

Todos os filmes e vídeos estarão cobertos por seguro especial desde a sua entrega no festival até ao seu retorno á procedência.

O Festival não devolverá, a cópia em VHS dos filmes apresentada para pré-selecção, integrando a videoteca do FIKE, ficando as entidades organizadoras autorizadas usá-las nas suas actividades, durante e após o Festival, em brochuras, publicidade, Internet, e ainda para outros fins promocionais ou educacionais, salvo indicação expressa em contrário no momento da candidatura. Para qualquer outra utilização da obra será solicitado o consentimento escrito dos respectivos autores.

Extractos dos filmes presentes a concurso poderão ser utilizados para a divulgação do Festival.

CASOS OMISSOS:
A Direcção do Festival reserva-se o direito de:
Decidir sobre os casos não previstos no presente Regulamento, bem como proceder a necessárias alterações, dando conhecimento a todos os interessados.
Decidir condições excepcionais que permitam a selecção de um filme que não respeite integralmente as cláusulas do Regulamento.

Qualquer situação não prevista neste Regulamento deverá ser colocada à Direcção do Festival.

A inscrição para pré-selecção e participação no Festival implica a aceitação do Regulamento